top of page

CRECHE "SÍTIO DO BEBÉ"

logo_sitio_do_bebe.png

O Sítio do Bebé corresponde à valência de Creche do Centro de Cultura e Desporto dos
trabalhadores da Câmara Municipal Junta de Freguesia de São Brás de Alportel (CCD).

Como Creche, propõe-se receber e prestar assistência a crianças com idades compreendidas entre os 3 meses e meio e os três anos, proporcionando-lhes uma resposta sócio-educativa de qualidade.

Pretendemos oferecer um ambiente acolhedor, alegre seguro e securizante, que preste um atendimento individualizado às crianças, num clima de segurança afectiva, juntamente com uma acção educativa bem fundamentada, que permita, em colaboração com as famílias, promover o bem-estar e o desenvolvimento global e harmonioso das crianças.

Como IPSS, o CCD é enquadrado legalmente pelo Decreto-Lei nº 119/83, de 25 de Fevereiro, que estabelece o Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social e prestará os seus serviços de creche ao abrigo de um acordo de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social para a resposta social de creche, de acordo com o regulamentado pela circular nº6/2004 (DGSSFC), de 6 de Abril.

 

A Creche Sítio do Bebé situa-se na rua Jorge Gouveia em São Brás de Alportel. Trata-se de um edifício de dois pisos, totalmente projectado e construído para corresponder às normas legais aplicáveis às creches, o qual obteve licença de utilização para o fim a que se destina, emitida pela Câmara Municipal de São Brás.

Na sua construção e implementação, foram respeitadas as normas constantes do Guião Técnico nº4, Creche, editado pela ex DGAS a 29/11/1996, que define a creche como uma resposta social onde a criança deve ser acolhida, amada e respeitada na sua originalidade, e ajudada a crescer harmoniosamente; bem como as normas previstas no despacho conjunto dos Ministérios do Plano e Obras públicas e do Trabalho e Segurança Social. Foi ainda tido em conta o despacho normativo nº99/89, de 27 de Outubro que regulamenta as creches particulares com fins lucrativos.

Foi nossa preocupação criar um ambiente acolhedor, alegre, seguro e securizante, que, não só cumpra todos os requisitos legais como também corresponda aos nossos desejos e prioridades educativas para as crianças desta faixa etária.

 

O espaço físico da Creche Sítio do Bebé é composto por:

  • Dois berçários com espaço dois espaços de actividade distintos (sala de berços e sala parque);

  • Sala de higiene de apoio aos berçários, incluindo uma zona de arrumos de objectos de uso pessoal;

  • Copa de leites de apoio aos berçários;

  •  Duas salas de actividades destinadas a crianças a partir da aquisição da marcha até aos dois anos;

  • Duas salas de actividades destinadas a crianças dos dois aos três anos;

  • Duas instalações sanitárias de apoio às salas de actividades;

  • Três Arrecadações de apoio às salas de actividades;

  •  Sala de Isolamento;

  •  Refeitório;

  • Cozinha com zona de preparação, zona de confecção, copa de limpos e copa de sujos; duas despensas para alimentos e duas zonas de arrumos de apoio a esta área;

  • Espaço de lavandaria;

  • Núcleo administrativo/recepção e gabinete da direcção;

  • Instalações sanitárias destinadas ao público (adaptadas ao uso por pessoas com mobilidade reduzida);

  • Gabinete/sala de reuniões destinado à equipa técnica e sala de pessoal;

  • Dois balneários/vestiários, e quatro instalações sanitárias destinadas aos funcionários (estrategicamente localizadas);

  • Quatro espaços de arrecadação/arrumos gerais;

  • Pátio exterior com área coberta e descoberta;

  • Zona exterior, incluindo um pátio, uma zona relvada, uma caixa de areia de grandes dimensões e uma zona equipada com equipamento lúdico fixo e piso emborrachado próprio. Neste espaço encontra-se ainda uma mesa de água.

  • Os espaços interiores são amplos, com boa ventilação e iluminação natural. Permitem às crianças brincar livremente e em segurança. Os espaços das salas são acolhedores, permitem as brincadeiras em segurança, promovem a autonomia e estão organizados de modo a corresponder às necessidades das crianças e aos objectivos definidos por cada educador para o grupo e para as crianças individualmente.

  • Os espaços exteriores permitem às crianças mais velhas brincarem separadas dos bebés. São amplos, seguros e possuem áreas distintas (no caso das crianças mais velhas) e equipamento adequado.

Enquanto Creche, são objectivos do Sítio do Bebé:

  • Proporcionar o atendimento individualizado da criança num clima de segurança afectiva e física, que contribua para o seu desenvolvimento global;

  • Promover o desenvolvimento da autonomia da criança e da confiança em si própria e nas suas possibilidades;

  • Assegurar os cuidados de higiene adequados à idade das crianças e colaborar com as famílias na promoção da saúde;

  • Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo educativo de cada criança;

  • Colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência encaminhando as situações detectadas;

  • Desenvolver acções com a comunidade, promovendo uma melhor relação comunidade-instituição.

Assumimos o Manual de Avaliação da Qualidade como um referencial normativo para a implementação de um sistema de gestão da qualidade no Sítio do Bebé, ao nível da organização e funcionamento, com vista à excelência da qualidade nos serviços prestados.

A Creche Sítio do Bebé organiza-se de modo a prestar às crianças e às suas famílias um acolhimento sócio-educativo de qualidade que corresponda às necessidades das crianças e às expectativas das famílias. A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu círculo familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades. Sabemos que as experiências das crianças nos seus primeiros anos de vida estão muito relacionadas com a qualidade dos cuidados que recebem e podem ter um verdadeiro impacto no seu desenvolvimento futuro. Os primeiros 36 meses de vida são particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afectivo e intelectual e os cuidados adequados durante esta fase trazem benefícios para a toda a vida. Assim, valorizamos factores como a segurança; a qualidade dos cuidados de higiene, saúde, alimentação e repouso; os estímulos do ambiente e a planificação e promoção de actividades sócio-pedagógicas adequadas e promotoras de um desenvolvimento global e harmonioso. Temos consciência de que, na creche, o principal são as rotinas e os tempos de actividades livres porque os tempos por excelência de aprendizagem das crianças mais pequenas ocorrem durante interacções entre um adulto e a criança (tempos de cuidados à criança), num ambiente atento às suas necessidades de bem-estar físico e emocional. Por isso consideramos que todos as rotinas, actividades realizadas e cuidados prestados são tempos potencialmente educativos.

Os serviços da Creche são prestados nos dias úteis das 8h00 às 19h00. Para todos os efeitos o ano lectivo inicia-se no dia 1 de Setembro e termina a 31 de Julho. Quanto ao mês de Agosto, cabe à creche decidir pela sua abertura ou encerramento, durante este período, devendo dar conhecimento de tal decisão às famílias até ao último dia do ano civil anterior. Esta comunicação será feita através de documento escrito afixado na área da recepção.  

Estes serviços integram todos os cuidados de higiene, saúde, alimentação e descanso, bem como as actividades sócio-pedagógicas que se entenda corresponderem às necessidades das crianças e à promoção do seu bem-estar físico e emocional e promoção do seu desenvolvimento global e harmonioso. A creche Sítio do Bebé preocupa-se em ser um ambiente que procura numa fusão constante de cuidados e educação, que promove experiências ricas, adequadas e significativas na vida da criança, desenvolvendo e facilitando a sua aprendizagem através das interacções com o mundo físico e social.

Os cuidados de higiene são de extrema importância. É importante que a criança desfrute dos cuidados adequados de modo a que se sinta bem, mas também que estes cuidados sejam prestados calmamente e de forma afectuosa e ainda que sejam oportunidades para promover a sua autonomia ou promover situações de aprendizagem e aquisição de competências. A desfralda é um processo que se pretende calmo e individualizado, em estreita cooperação com as famílias, no respeito pelas necessidades e ritmos próprios de cada criança. Quer as crianças, quer os funcionários utilizam calçado próprio. As famílias são convidadas a proteger o seu calçado, com protecções adequadas, antes de entrar nas salas.

No âmbito dos cuidados de saúde, temos particular atenção à despistagem e socorro ou encaminhamento de situações de desvio acidente ou doença. Por isso as regras de actuação em caso de acidente ou doença súbita encontram-se definidas e serão do conhecimento dos colaboradores e das famílias. Mas preocupamo-nos também em promover a saúde junto das famílias, e comunidade no geral, disponibilizando informações sobre cuidados de saúde e de desenvolvimento das crianças como nutrição, doenças relacionadas com crianças e respectivos procedimentos, serviços e locais de saúde, despistagem e encaminhamento de situações, entre outros. Quando necessário, mediante a apresentação de prescrição médica ou termo de responsabilidade assinado pela família, será prestada assistência medicamentosa.

Proporcionamos às crianças cuidados de alimentação adequados, tendo em conta as necessidades relativas às diferentes fases do desenvolvimento das crianças. As ementas semanais são afixadas de modo a poderem ser consultadas facilmente pelos pais. Nos berçários são servidas as refeições (leite, papa ou sopa, fruta, etc.) de acordo com as indicações individuais de cada família, enquanto nas restantes salas as crianças farão as suas refeições sem restrições, salvo excepções por razões médicas. A sala de refeições é ampla e esteticamente agradável de modo a contribuir para um ambiente agradável e acolhedor e os períodos das refeições serão ocasiões agradáveis para todos. As crianças são auxiliadas e incentivadas a progredir ao nível da autonomia, das competências básicas, das regras sociais. São incentivadas a comer e experimentar novos alimentos, mas nunca forçadas. Os bebés que usem biberão serão alimentados ao colo num ambiente calmo e afectuoso. Os períodos de refeição serão precedidos e seguidos de momentos de higiene adequados.

Os cuidados de descanso procuram uma atmosfera confortável e relaxante para as crianças, num ambiente acolhedor e agradável, com pouca luminosidade e pouco ruído ambiente. Para facilitar este ambiente é dada especial atenção à preparação para o momento de repouso. No berçário, as crianças são colocadas a descansar em berços individuais, de acordo com os seus ritmos individuais. A partir da idade da aquisição da marcha, as crianças descansam na sala, que é preparada para este efeito, em catres individuais. O espaço é organizado de modo a não interferir com os ritmos das crianças (por exemplo enquanto almoçam) e facilitando uma transição suave para o momento do repouso, obscurecendo parcialmente a sala e proporcionando música calma ou uma história por exemplo. O pessoal permanece junto das crianças, acalmando-as e ajudando-as a adormecer, de acordo com as suas necessidades individuais. Estes momentos são ainda aproveitados para promover a autonomia das crianças – que, de acordo com a sua independência, poderão ajudar a despir-se e vestir-se – e certas aprendizagens. Os momentos de repouso serão, normalmente, precedidos e seguidos de momentos de higiene e arranjo pessoal.

O Sítio do Bebé dispõe de pessoal especializado, atento e cuidadoso que se esforça por corresponder às necessidades sociais e educativas de todas as crianças, individualmente e em grupo, através da planificação e dinamização de atividades sócio-pedagógicas ricas, diversificadas e adequadas. O ambiente educativo é considerado parte da nossa intencionalidade educativa, motivo pelo qual é planificado, organizado e avaliado, pelos educadores, com grande cuidado e rigor, de modo a corresponder aos objectivos e pressupostos educativos da instituição, bem como aos objectivos específicos definidos para cada grupo e para cada criança. Com base neste suporte que é o ambiente educativo, favorecemos momentos agradáveis, de exploração do espaço e dos materiais, que promovam aprendizagens significativas, ao mesmo tempo que incentivam a autonomia e contribuem para o desenvolvimento global das crianças. Isto porque sabemos que as crianças pequenas aprendem e se desenvolvem principalmente em interacção com o mundo físico e social, mais durante as rotinas e os tempos de actividades livres e exploratórias do que durante as actividades planeadas. Mas os Educadores(as) planificam também actividades e projectos, específicos para os seus grupos, tendo em conta as características e necessidades próprias dos mesmos. Estas actividades partem do conhecimento do grupo, e de cada criança individualmente, e têm como finalidade a construção de aprendizagens integradas e a promoção de desenvolvimento a vários níveis.

Em suma, pretende-se proporcionar às crianças um contexto adequado ao seu desenvolvimento, seguro, saudável e caloroso; com adultos em quem confiam e atentos às suas necessidades; que lhes proporcione oportunidades para interagir com outras crianças e liberdade para explorar o espaço (criteriosamente concebido, organizado e enriquecido pela acção do educador(a)) utilizando todos os sentidos.

A nossa intervenção educativa é integrada e flexível e integra as propostas explícitas ou implícitas das crianças, bem como as temáticas e as situações imprevistas emergentes no processo educativo. Mais do que trabalhar conteúdos, procuramos trabalhar competências e estimular a curiosidade natural da criança pelo que a rodeia, promovendo a sua capacidade de identificação e resolução de problemas. Respeitamos as crianças, no reconhecimento de que estas constroem activamente o seu conhecimento/desenvolvimento e que todas as actividades – incluindo a prestação de cuidados e as rotinas – devem simultaneamente ser lúdicas e educativas. O tempo é organizado de forma flexível e diversificada, em rotinas que proporcionam a apreensão de referências temporais por parte das crianças.

Estamos atentos às famílias e ao que têm para nos dizer, oferecer, partilhar…, envolvemos as famílias e a comunidade nos projectos a desenvolver e promovemos o desenvolvimento pessoal, social e cívico das crianças numa perspectiva de educação para a cidadania.

O Envolvimento das Famílias é, assim, de extrema importância para nós, procurando uma real cooperação e parceria no processo de acolhimento e educação da criança. Sabemos que é no seio da família que a criança realiza a maior parte das suas relações/interacções sociais e que esta é a principal responsável pela educação das crianças. A creche surge, assim, como uma continuidade da família, com vista a um alargamento de experiências significativas que permitam à criança desenvolver-se como um ser único e global. Neste sentido, os serviços prestados pela nossa creche terão sempre em conta a procura deste objectivo, procurando novas formas activas de envolver as famílias no quotidiano da creche e propiciar a troca de experiências e vivências significativas para todos.

 

Grupo Alvo a que se destina a Creche Sítio do Bebé

Como creche, o Sítio do Bebé destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 meses e meio e os três anos.

A creche Sítio do Bebé pretende dar resposta às necessidades das crianças e suas famílias, principalmente às que necessitem de apoio na assistência/acolhimento das suas crianças.

Assim, de acordo com os nossos critérios de admissão, sempre que a capacidade do estabelecimento não permita a admissão de todas as crianças inscritas para a frequência do mesmo, seguiremos os seguintes critérios de prioridade: 

  • Crianças em situação em risco;

  • Filhos de sócios do CCD;

  • Crianças cujos pais trabalhem no estabelecimento;

  • Crianças com irmãos já a frequentar o estabelecimento;

  • Crianças de famílias monoparentais ou famílias numerosas;

  • Ausência ou indisponibilidade dos pais em assegurar aos filhos os cuidados necessários;

  • Netos de sócios do CCD;

  • Crianças cujos pais residam no concelho de São Brás de Alportel;

  • Crianças cujos pais trabalhem no concelho de São Brás de Alportel:

  • Crianças não abrangidas por nenhum dos critérios acima.  

 

 É estabelecido, com cada encarregado de educação, um contrato que reflicta as expectativas de ambas as partes e discrimine todos os direitos e deveres inerentes à prestação de serviços. 

 

Capacidade do Estabelecimento

A Creche tem uma capacidade para 84 crianças, 66 com acordo de cooperação com a Segurança Social e 18 sem acordo, distribuídas pelas diferentes salas em função da sua faixa etária.

Para cada faixa etária a capacidade é a seguinte:

  • 20 crianças dos 3 meses e meio até à aquisição da marcha;

  • 28 crianças da aquisição da marcha aos 24 meses;

  • 36 crianças dos 24 meses aos 3 anos de idade.

© 2019 CCD São Brás, Todos os Direitos  Reservados

  • Facebook App Icon
bottom of page